"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

terça-feira, 6 de abril de 2010

joan miró



Joan Miró (1893-1983)
Artista espanhol, nascido em Barcelona, expressou suas ideias através de pinturas, esculturas, cerâmicas, cenografias, tapeçarias, gravuras e monumentos públicos. Sua linguagem pictórica original e pessoal o conduziram ao reconhecimento internacional.
Miró foi um aluno tímido, demonstrava interesse apenas nas aulas de desenho, porém , pouca habilidade nos traços.
Mesmo desencorajado pelos pais matriculou-se na academia de Galí, antigo colega de estudos de Picasso, onde não havia imposições estéticas e a personalidade do artista era valorizada. Assim, Miró pode se expressar com liberdade e criar sua própria linguagem artística.

Sugestões de atividades:

1) Miró experimentou suportes variados para realizar suas pinturas. Utilizar um suporte diferente para desenhar, pintar ou realizar uma colagem: uma sacola de papel, um pedaço de papel de parede, uma caixa de sapatos, um CD, um retalho de tecido rústico. Observar que cada suporte influencia tanto no aspecto do trabalho como no tema que vai ser escolhido.

2) Pegar um objeto de forma incomum, como uma pinha e colocar dentro de uma caixa de papelão. Apalpar o objeto sem observá-lo e desenhar o que sente, texturas e formas, e não o que sabe sobre ele. Os alunos de Galí realizavam este exercício para entender que desenhar de forma precisa não é a única maneira de retratar o que viam.


"Uma simples linha pintada com pincel pode levar à felicidade e à liberdade".
Miró

0 comentários:

Postar um comentário