"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

arte naïf

O adjetivo naïf é o mais empregado para o gênero de pintura chamado também de ingênuo e as vezes primitiva (no Brasil). Na época em que foi lançado, o termo naïf era um apelido, como em outras épocas, os pintores foram chamados de impressionistas, futuristas, cubistas,..
Os naïfs, em geral, são autodidatas e sua pintura não é ligada a nenhuma escola ou tendência. Essa é a força desses artistas que podem pintar sem regras, nem costrangimentos. Podem ousar tudo. São os "poetas anarquistas do pincel".




Ser naïf é um estado de espírito que leva a uma maneira toda pessoal de pintar. Podemos encontrar pintores naïfs entre sapateiros, carteiros, donas de casa, médicos, jornalistas e diplomatas. A arte naïf transcende o que se convencionou chamar de arte popular.Um grande número de obras de pintores naïfs brasileiros faz parte do acervo dos principais museus de arte naïf existentes no mundo, e os quadros de naifs brasileiros são reproduzidos nos mais importantes livros estrangeiros sobra arte naïf.
www. museunaif.com.br/mianarte

0 comentários:

Postar um comentário