"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

sábado, 28 de maio de 2011

Teatro - A linguagem verbal




Existem várias formas de comunicação. Quando o ser humano utiliza a palavra, ou seja, a linguagem oral ou escrita, dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, presente, que é usada quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal, seja a falada ou a escrita, está presente no dia a dia e é essencial para a nossa vida. A linguagem verbal escrita está nos livros, nas propagandas, nas histórias em quadrinhos, nas revistas. Sua importância é fundamental, pois ela não é passageira como a linguagem falada. A linguagem escrita é um registro que resiste ao longo do tempo. A linguagem falada está presente no relacionamento entre pessoas, nos discursos, nos meios de comunicação e em várias outras situações.

O professor pode exercitar a linguagem verbal com a sua turma por meio da leitura de poesias, pela criação de músicas, histórias em quadrinhos, campanhas publicitárias, jornal escolar e outras situações do cotidiano.


Fonte: "Teatro em sala de aula" Betina Rugna - Editora Alaúde

0 comentários:

Postar um comentário