"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

terça-feira, 27 de abril de 2010

gravura

Termo que designa, em geral, desenhos feitos em superfícies duras como madeira, pedra e metal, a partir de incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais especiais. Ao contrário do desenho, os procedimentos técnicos empregados na gravura permitem a reprodução da imagem. Nessa medida, uma gravura é considerada original quando resultado da matriz criada pelo artista, que a partir dela imprime a imagem em exemplares iguais, numerados e assinados.Em função da técnica e material empregados, a gravura recebe uma nomenclatura específica: litografia, gravura em metal, xilogravura, serigrafia.
Fonte: www.itaucultural.org.br
Enciclopédia Itaú Cultural - Artes Visuais

MONOTIPIA: reprodução de motivos pintados sobre uma placa de vidro, metal ou fórmica, através de impressão imediata, com tinta ainda fresca, em papel ou outro material.

sugestão de atividade:

Pintar sobre um pedaço de plástico utilizando canetas hidrográficas e pressionar pelo verso sobre papel sulfite antes que seque a pintura.

XILOGRAVURA: gravura obtida pela impressão de entalhes em placa de madeira.

LITOGRAFIA: o desenho da matriz é realizado com lápis gorduroso sobre pedra calcária de superfície plana que, depois de molhada, recebe tinta e a seguir executa-se a impressão.

Sobre litografia:

http://almanaque.folha.uol.com.br/ilustrada_04abr1954.htm

Banco de dados Folha - acervo de jornais

0 comentários:

Postar um comentário