"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

segunda-feira, 12 de abril de 2010

poesia concreta



A poesia concreta chega ao Brasil na década de 1950 com os irmãos Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pighnatari que lançaram as bases do concretismo no nosso país, desenvolvendo uma nova possibilidade estética e novas formas de expressão artística.
A desconstrução do verso tradicional, a decomposição de palavras, as novas formas de organização e disposição no espaço da página, a incorporação de símbolos, o uso de termos estrangeiros e neologismos caracterizam a poesia concreta conduzindo a múltiplas leituras ou reforçando a significação do seu conteúdo.
Com a tendência tecnológica, novas formas de comunicação estão sendo incorporadas à poesia concreta, valorizando novos efeitos visuais e sonoros e a interatividade do leitor.

Sugestão de atividade:
Após a observação e leitura de poesias concretas, propor aos alunos uma produção partindo de palavras escolhidas em revistas ou jornais, agregando símbolos ou figuras através de colagens ou desenhos, orientando sobre a valorização do campo visual na significação do produto.

Visite o site oficial de Augusto de Campos:
http://www2.uol.com.br/augustodecampos/poesiaconc.htm

0 comentários:

Postar um comentário