"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

terça-feira, 16 de novembro de 2010

caça palavras

História da Música - Antiguidade
Não sabemos com exatidão o momento em que os primitivos começaram a fazer arte com os sons. Ao que parece, o homem das cavernas dava à sua música um sentido religioso. Considerava-a um presente dos deuses e atribuia-lhe funções mágicas. Associada à dança, ela assumia um caráter de ritual pelo qual as tribos reverenciavam o desconhecido, agradecendo-lhe a abundância da caça, a fertilidade da terra e dos homens. Com o ritmo criado, batendo as mãos e os pés, eles buscavam também celebrar fatos da sua realidade: vitórias na guerra e descobertas surpreendentes. Mais tarde, em vez de usar só as mãos e os pés, passaram a ritmar suas danças com pancadas na madeira, primeiro simples e depois trabalhadas para soarem de formas diferentes. Surgia assim o instrumento de percussão. Os barulhos da natureza deviam fascinar o homem desses tempos, dando-lhes vontade de imitar o sopro do vento, o ruído das águas e o canto dos pássaros.
Atividade:
Ler o texto e circular no diagrama as palavras escritas em preto. As palavras estão escritas na horizontal, vertical e diagonal.

0 comentários:

Postar um comentário