"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

sábado, 23 de abril de 2011

formas esculturais



Objetos como placas de computador, fechaduras, corrente de pedal de bicicleta entre outros. Uma obra de arte exposto na Praça Floriano deixa trabalhadores curiosos ao passar pelo local. WWW.G1.COM.BRO PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Antes de propor a produção de formas esculturais, propiciar aos alunos a observação de esculturas figurativas, abstratas, abordar materiais utilizados, técnicas e efeitos obtidos. As possibilidades de criação são inúmeras. Deixo aqui algumas sugestões simples com uso de materiais acessíveis que podem ser aplicadas em sala de aula, ou somadas à criatividade do professor. Os trabalhos, depois de prontos, devem ser expostos para apreciação e comentários.




1) Criar relevos colando tampas de refrigerantes e de outros frascos numa base firme de papelão. O formato da base pode ser circular, quadrado, ou irregular; e as tampas podem ser coladas de maneira diversificada: emborcadas ou não, sobrepostas, alinhadas ou de outro modo. Depois de seco, pintar o trabalho com tinta plástica e observar o efeito das cores e ritmo obtidos.

2) Embalagens de papelão como caixas de creme dental ou de remédios possibilitam construções interessantes. Pode-se desmontar as caixas e remontá-las pelo avesso. Depois do estudo, unir as caixas utilizando cola branca e, depois de seca, a escultura pode receber uma demão de tinta guache. Antes ou depois da pintura, pode-se acrescentar detalhes à escultura, com a colagem de outros materiais como palitos, argolas de metal ou plásticas, barbante, sementes, conforme o efeito que se queira produzir.

0 comentários:

Postar um comentário