"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

domingo, 10 de abril de 2011

Semana da Arte Moderna no Brasil





Nas duas primeiras décadas do século XX muitos artistas estrangeiros que moravam no Brasil, e muitos brasileiros que estudaram fora do país, trouxeram as novas tendências europeias. Inicialmente provocaram muitas reações indignadas, pois a arte acadêmica, tradicional, conservadora e realista estava em pleno auge.

O imigrante lituano Lasar Segall (1890-1957), em 1913, faz a primeira exposição de quadros expressionistas.

Anita Malfatti, em 1917, expõe suas pinturas com influências cubistas, expressionistas e futuristas que escandalizaram a sociedade da época.

Em fevereiro de 1922, um grupo de intelectuais realiza em São Paulo a Semana da Arte Moderna. Poesia, pintura, escultura, música... Um verdadeiro "festival" em que as novas tendências são apresentadas ao público. O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.

Ao mesmo tempo que os artistas modernos procuravam se atualizar com as inovações estrangeiras, eles começavam uma redescoberta dos valores nacionais em busca de uma linguagem mais brasileira.

Fonte: Explicando a Arte - Jô Oliveira e Lucília Garcez

0 comentários:

Postar um comentário