"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

segunda-feira, 13 de junho de 2011

fotografia/composição



1) Exercitando a observação:

Dobrar meia folha de papel sulfite em quatro partes e no ponto central recortar uma "janela", um pequeno quadrado, por onde cada aluno vai olhar procurando vistas variadas do espaço ao redor. É um bom exercício para o tipo de olhar que a fotografia requer e os ângulos obtidos podem ser surpreendentes.

2) Trabalhando com desenho:

A "janela" do exercício anterior pode ser utilizada para limitar um espaço numa foto ou reprodução de arte, para observação minuciosa e posterior ampliação pelo aluno. O aluno desliza a janela pela imagem e escolhe um detalhe para desenhar em papel sulfite, como um zoom.

3) Trabalhando na sala de informática:

Os alunos podem fotografar partes do espaço escolar e selecionar uma das imagens para realizar o trabalho. Escolher um detalhe da foto para dar o zoom, "cortar" e redimensionar o detalhe para o tamanho original da foto. Imprimir as fotos e compor um painel para exposição e apreciação de todos.



0 comentários:

Postar um comentário