"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol".
Pablo Picasso

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Van Gogh num jardim suspenso















Um jardim suspenso que é uma pintura de Vincent van Gogh. A National Gallery, em Londres, fez uma reprodução de um dos quadros do artista holandês com plantas verdadeiras. O quadro vivo pode ser visto do lado de fora, e a pintura original está em exposição dentro do museu.
Van Gogh escreveu a seu irmão Theo sobre este trabalho quando estava num hospital psiquiátrico em Saint-Remy, na França. Ele pintou ‘Milharal com ciprestes’ em setembro de 1889. Foi a última de uma série de três pinturas quase idênticas. “Tenho uma tela com ciprestes, algumas espigas de milho, algumas papoulas, um céu azul como um pedaço de um xadrez escocês. O último tem uma pintura grossa e o milharal no sol, que sugere muito calor, também é bem grosso.”
Milharal e ciprestesVincent van Gogh considerou esta paisagem um de seus melhores trabalhos naquele verão. Ele utilizou a mesma composição para um bico de pena (que está no acervo do Museu Van Gogh, em Amsterdã) e para duas outras pinturas a óleo, uma das quais está na National Gallery. O que o artista jamais imaginou é que ‘Milharal com ciprestes’ estaria um dia exposto do lado de fora da National Gallery na forma de um ‘jardim vertical’, como é chamado.
Quem passa por ali, vê no muro temporário da National Gallery, na Trafalgar Square, um tapete verde grande e macio. Turistas e londrinos passam cheirando as plantas e se perguntando se são de verdade. E são. Vista a uma distância de cerca de dez metros, a ‘parede viva’ começa a se parecer com uma pintura. E quando se põe uma reprodução da obra prima de Van Gogh ao lado, é possível ver que o jardim suspenso é uma cópia, mas muitas vezes maior. De uma distância maior, e com os olhos semicerrados, a pintura e a ‘parede viva’ ficam bem parecidas.
8000 plantasOito mil plantas de 26 variedades formam o jardim suspenso. Cada planta foi colocada a mão em uma das 640 divisórias. “Posso ver os ciprestes”, diz um turista indiano. “Mas o céu azul e as papoulas vermelhas da pintura, não vejo em lugar nenhum na parede.” É um comentário que muitos fazem. Como o jardim vertical pretende ser uma imitação da famosa pintura, teria que ser exatamente igual, dizem alguns turistas.
“Ridículo”, diz um senhor italiano. “Esta é uma interpretação, se há um tema central no trabalho é a brisa que sopra no milharal. E veja como aquelas gramas amareladas se mexem. Está totalmente no espírito de Van Gogh.”
Azul vira marron“O problema” - diz Seteve McIntyre, um dos responsáveis pelo projeto – “é que existem poucas plantas com a cor do azul do céu. Mas se existissem, o que é azul em junho tem outra cor em setembro. Mais marrom, ressecado. Esta é a característica de uma ‘parede viva’.”
O jardim tem um sistema de irrigação embutido e tem que ser podado a cada duas semanas. Ele permanece na parede externa da National Gallery até outubro e já é um dos pontos mais fotografados de Londres.






Sexta-feira 24 Junho RNW - NEWS, ANALYSIS AND BACKGROUND IN 10 LANGUAGES, WORLDWIDE 24 HOURS A DAY, ON RADIO, TELEVISION AND THE INTERNET.
http://www.rnw.nl/portugues/article/van-gogh-num-jardim-suspenso

0 comentários:

Postar um comentário